PROJETO GERAÇÃO SEMENTE
A República do Burkina Faso, antigo Alto Volta (em 4 de Agosto de 1984 o nome do país foi mudado para o atual) cujo significado e lema é o país dos homens íntegros cuja capital é a cidade de Ouagadougou.
A República do Burkina Faso, antigo Alto Volta (em 4 de Agosto de 1984 o nome do país foi mudado para o atual) cujo significado e lema é o país dos homens íntegros cuja capital é a cidade de Ouagadougou.
Burkina Faso é um país do Sahel (região do Saara), localizado no oeste da África sem litoral, mas que faz fronteira com seis nações (limitado a oeste e a norte pelo Mali, a leste pelo Níger, e a sul pelo Benin, pelo Togo, por Gana e pela Costa do Marfim.
A maioria da população vive no Sahel. Segundo informações a população caminha para 17 milhões de habitantes, deste percentual apenas 17 % vive nos centros urbanos. Sua densidade demográfica é de 39.7 habitantes por km², porém a taxa anual de crescimento é de 2.6 %. A expectativa de vida neste país estar entre 45 e 47 anos. O país possui a pior taxa de alfabetização do mundo (23,6%).
SITUAÇÃO ECONÔMICA
O Burkina Faso é um dos países mais pobres do mundo, com renda per capita inferior a US$ 300. Mais de 80% da população depende da agricultura de subsistência, altamente vulnerável à escassez de chuvas. Possui o segundo ou terceiro pior índice de desenvolvimento humano (IDH) duma lista de 177 países avaliados pela ONU em 2006. As indústrias virtualmente inexistem. Estatisticas afirmam que 5 milhões de pessoas fazem parte da força de trabalho, contudo uma boa parte destes trabalhadores migra anualmente para países vizinhos em busca de emprego temporário. Os principais produtos exportados são: Algodão, animais vivos e ouro.
ETNIA

IDIOMA
A língua oficial é o frances, porém no país é falado mais de 60 dialetos, dentre estes destacam-se o mossi e dioula, as duas principais línguas comerciais.
A SITUAÇÃO POLÍTICA
A constituição do Burkina Faso de 2 de Junho de 1991 estabeleceu um governo semi-presidencial com um parlamento (assemblée) que pode ser dissolvido pelo Presidente da República, que é eleito para mandatos de 5 anos. O actual presidente é Blaise Compaoré, que chegou ao poder em 1987 depois de um golpe de estado que matou Thomas Sankara. Não temos informações sobre a existência de conflitos políticos ou guerra civil como é frequente nos países africano.
O SISTEMA DE SAÚDE
A saúde é precária concentrando-se apenas em serviço de atendimento primário e em vacinação. O índice de mortalidade infantil é de 105,3 casos por mil nascimentos.
A RELIGIÃO
As estatísticas sobre afiliações religiosas são aproximadas porque associação de crenças e práticas tradicionais indígenas é generalizada entre ambos os cristãos e muçulmanos. Além disso, a maioria dos cidadãos prática crenças religiosas tradicionais indígenas em diferentes graus, e ao cumprimento rigoroso de crenças cristãs e muçulmanas é muitas vezes nominal. Quase todos os cidadãos são fiéis a uma ordem sobrenatural, o ateísmo é praticamente inexistente.
Os muçulmanos residem em grande parte em torno do Norte, Leste, Oeste e fronteiras, enquanto cristãos vivem no centro do país. Ouagadougou, a capital, tem uma população mista muçulmana e cristã; No entanto, Bobo-Dioulasso, a segunda maior cidade do país, é maioritariamente muçulmana. As pequenas comunidades imigrantes sírios e libaneses residem nas duas maiores cidades e são esmagadoramente (mais de 90%) cristãos.

Segundo informações, 47% da população são crianças, o índice de mortalidade infantil chega a 105,3 mortes a cada 1000 partos normais, a expectativa de vida do povo é de 47,33 anos. Dados também revelam que 6,4% dos habitantes estão infectados com o vírus HIV e mais de 70 % da população compreendida entre 15 e 60 anos são analfabetos.
Ainda diante deste quadro, existe um grupo discriminado comumente chamado de “Garibus ou Talibes”. Estes são meninos de 5 a 20 anos que foram ofertados pelos pais ao islamismo.
Depois que são entregues nas mesquitas estas crianças não tem tratamento digno. Elas recebem uma lata de extrato de tomate vazia com a qual são obrigadas a saírem nas ruas para mendigarem de 8:00 as 18:00 hs para os “Marabus”, que são os líderes islâmicos. Somente em Bobo-Dioulasso são mais ou menos 3 mil meninos que diariamente enfrentam as ruas, os maus tratos, o abandono e a rejeição da sociedade.
Em vista dos respectivos projetos citados, estaremos somando forças com a equipe local explorando o futebol e o artesanato como estratégia para difundir a cidadania, a educação e o conhecimento da Palavra de Deus esperando que por meio desta semeadura possamos gerar discípulos que sejam preciosas sementes em sua geração.
Porquanto, o foco do Projeto Geração Semente é servir e apoiar adultos, jovens e crianças conduzindo para uma vida vitoriosa livre da marginalização, do engano religioso, do abuso e do preconceito.
Visto a realidade local do país, nosso objetivo é alcançar os muçulmanos através de:
- Assistência aos jovens e crianças como treinador de futebol;
- Trabalho com mulheres;
- Trabalhos manuais;
- Ajudar no discipulado de obreiros;
- Implantação de igrejas.
3) OBJETIVO ESPECÍFICO:
- Levar o evangelho integral visando o homem como um todo;
- Levar o evangelho integral visando o homem como um todo;
- Montar uma escola de futebol para atender aqueles que não podem vir à igreja;
- Atrair mulheres através de artesanato;
- Oferecer lanches para ocasiões específicas com mulheres, crianças e jovens;
- Após conquistar o povo, dá início a uma evangelização pessoal ou em grupo;
- Conseguir os materiais necessários para desenvolver cada atividade.
4) ALVOS:
A Curto Prazo - Fazer o Programa de Imersão Cultural (PIC), conquistar o povo burkinabe através de relacionamentos, atividades diversas e evangelismos.
A Médio Prazo - Apoiar ministérios existentes, fazer viagens curtas e investigativas para implantar trabalho pioneiro.
A Longo Prazo - Aprender o dialeto principal da região, estabelecer trabalho pioneiro, fundar igrejas e formar obreiros nacionais para dar continuidade ao trabalho.
5) CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO
Curto prazo: aproximadamente 04 meses
Médio prazo: aproximadamente 24 meses
Longo prazo: aproximadamente 36 meses
Nota: Estamos incumbidos de apoiar os Missionários Mamadou e Rejane Kologo por um período projetando depois deste tempo sairmos para um campo pioneiro.
6) METODOLOGIA
- Aprendermos o Frances em um ano para melhor se comunicar com o povo;
- Fazer reuniões com grupos específicos;
- Explorar a visão do kids games e recreações como estratégias de abordagem;
- Utilização de um local adequado para os encontros.
- Fazer trabalhos sociais tais como: Educação, Projeto Semente e artesanatos.
7) NECESSIDADES - Para atender aproximadamente entre 100 a 150 pessoas entre mulheres, jovens e crianças precisaremos de:
a) Necessidades Pessoais:
Aluguel, transporte, despesa de água e luz, aula de frances, plano de saúde, alimentação, vestimenta, seguro de vida (Exigência da MA), comunicação via telefone e internet, INSS, FAM – Fundo de Apoio ao Missionário da MA, taxas administrativas da MA, previdência privada no Brasil e dízimo. Valor total para um casal em Burkina Faso é de vida é 4.000,00 reais.
- Espaço para realização do trabalho;
- Material para o futebol;
- Material para o trabalho com as mulheres;
- Livros em Frances.
- Custo aproximado para elaboração deste projeto é de 1.000,00 reais.
- Custo aproximado para elaboração deste projeto é de 1.000,00 reais.
8) FORMAS DE CONTRIBUIÇÃO
maladireta-ma@uol.com.br - (Solicitar boleto bancário)
Telefone (011) 41361272
Telefone (011) 41361272
2 – SEMADEM - RJ - Emails:
missoesrenato@yahoo.com.br - (Pr. Renato da Conceição, diretor da SEMADEM)
missoesadm@yahoo.com.br - (Rose, secretária da SEMADEM)
missoesadm@yahoo.com.br - (Rose, secretária da SEMADEM)
Telefone: (021) 33401185
3- Nossa Conta Bancária - Banco Bradesco – Agência: 0527 – C/C: 0511472-1
9) FORMAS DE CONTATO
1. Através das cartas bimensais (via email);
2. Envio de fotos do desenvolvimento do trabalho (via email);
3. Prestação anual de relatório (via email);
4. Telefonemas.
Emails pessoais:
claudemirsilva537@homtail.com (Missionário Claudemir)
jjpae@hotmail.com (Missionária Etelvina)
10) Bibliografias