Bem vindo! Sua interação é importante neste espaço e em nossas vidas. Nosso trabalho não teria relevância sem a ação do Espírito Santo e sem a sua participação. Faça um pouco mais pela causa missionária saindo das quatro paredes, não limite a sua visão nem o seu campo de atuação ministerial, porque a nossa paróquia e limite ministerial é o mundo (Mateus 13.38). Escreva-nos, ore, contribua com este projeto.

PEDE-ME E TE DAREI AS NAÇÕES COMO HERANÇA! Salmos 2.8

ORE, INTERCEDA OU CONTRIBUA COM O NOSSO MIISTÉRIO!

Fazendo JESUS conhecido!

Claudemir Silva. Tecnologia do Blogger.

25 de mar. de 2020

O Ritual das Máscaras em Burkina

Todo ano próximo a estação da chuva os vilarejos realizarão a Festa das Máscaras. Esta celebração nada mais é, que um ritual de fertilização oferendado aos espíritos para obterem uma boa colheita. Neste ritual, os máscaras correm atrás de homens, jovens e crianças para chicoteá-los. Tradicionalmente os máscaras não chicotearão os mais velhos pelo respeito á idade, não farão nada aos estrangeiros porque os mesmos não fazem parte da tradição e as mulheres não participarão, porque eles creem que se se elas receberem alguma chicotada, não poderão mais engravidar.

O registro acima descreve o que é a festa das máscaras, porém antes desta cerimônia animista um pré-evento acontece em todos os vilarejos e geralmente os figurantes são meninos com idade até os 18 anos. Oficialmente nestas aldeias, dois meses antes de se realizar a Festa das Máscaras, os jovens que pertencem aos respectivos vilarejos são convocados a se recrutarem num determinado lugar estabelecido pelo líder animista. Enquanto estiverem sob os cuidados do feiticeiro estes garotos deverão cumprir tudo o que lhes é ordenado. Obrigações como ritos, beber bebidas sagradas, se circuncidar, confeccionar suas próprias máscaras e outras coisas deverão ser cumpridas. Tudo é visto como uma forma de manter viva as tradições recebidas pelos ancestrais.


No último dia de convívio do menino com o líder animista, haverá uma cerimônia onde os filhos terão que se prostrar diante dos pais sem olhar para suas faces como sinal de respeito para pedir a benção dos mesmos. O fato mais lamentável neste ritual vem a seguir. A criança que não aparecer perante o pai significa que ela morreu quando ingeriu uma bebida sagrada ou aconteceu alguma "fatalidade". Diante de um episódio como este, os pais não pode reivindicar ou cobrar nada. O detalhe é que enquanto os filhos estão sob a tutela do feiticeiro algumas mãe ficam em casa chorando, temerosas e na expectativa de ter de volta seus filhos.

Em caso de uma fatalidade com os filhos duas justificativas são explicadas como crença segundo a visão do líder animista. Primeiro, o feiticeiro dirá que o menino morreu porque não era filho da aldeia e segundo afirmará que a criança não era filho legítimo do pai e sim um caso extra da mãe.

Infelizmente neste costume, o crime não será o assassinato da criança, mas um possível questionamento da família diante do líder animista. Porquanto, com medo de também morrerem por algum feitiço, os pais se calam.

Diante de casos como este, acontecerá dos filhos viajarem ou mesmo fugirem nesta data. Contudo a maioria que reside num vilarejo e que não tem para onde ir, são obrigados pelos líderes locais a cumprirem todos os rituais que acontece num vilarejo. Do contrário, que se nega é conceituado como traidor aos costumes local, podendo ser desertado, perseguido, sofrer sanções e ameaças.

Como há uma diversidade de etnias e vilarejos haverá lógico variações de celebrações nas festas e nos rituais.

Comentários:

Postar um comentário

ADQUIRA NO SITE DA AMAZON

ADQUIRA NO SITE DA AMAZON
Template Rounders modificado por ::Blogger'SPhera::
| 2008 |