Bem vindo! Sua interação é importante neste espaço e em nossas vidas. Nosso trabalho não teria tanta relevância sem a ação do Espírito Santo e sem a sua participação. Faça um pouco mais pela causa missionária saindo das quatro paredes. Não limite a sua VISÃO nem o seu campo de atuação ministerial. Escreva-nos, ore, contribua ou divulgue este site. Seja PARTE deste projeto, pois "o nosso campo é o mundo"! Mateus 13.38

Claudemir Silva. Tecnologia do Blogger.

28 de nov de 2015

A Lei da Sobrevivência em BURKINA

A falta de escolaridade e formação leva milhares de pessoas a fazerem o mesmo em Burkina, VENDER. Apesar da Lei do Mercado existir no mundo todo, aqui nesta economia informal o que está em jogo é a Lei da Sobrevivência. Vejam que a missionária Etelvina foi cercada por VENDEDORAS na cidade de Boromo! Qual a razão de tantas mulheres (guerreiras) vendendo? Não podemos afirmar, porque não as consultamos, mas tudo indica que elas não foram enviadas para a escola.



26 de nov de 2015

Para GANHAR Alguns!

Fomos chamados para anunciar e assim temos feito desde que chegamos em Burkina em 2010. Alguns dias na célula de oração em nossa com muitos e outros com pouco, mas o que importa é que temos proclamado e sempre terá alguém que dará crédito, porque a conversão é obra do Espírito Santo.

 



25 de nov de 2015

A Busca Por Madeiras e Gravetos!

Esta é uma preocupação constante em diversos lares burkinabes! Madeiras e gravetos para cozinhar, pois parte do povo não possui um fogão automático em casa.



"Os Próximos DIAS em FASO"!

Ex colônia da França, Burkina Faso, nome de origem local, fará no próximo dia 11 de dezembro 55 anos de existência, pós independência.  Na constituição o seu sistema governamental é definido como uma República Legislativa, mas na prática, vide sua recente historia e uma abertura que a própria constituição garante, segundo fontes locais, podíamos dizer que ERA o militarismo quem governava o país. Visto que seu ex-presidente, deposto em outubro de 2014, era um militar que tomou o poder com um golpe de estado e que veio a governar a nação por 27 anos. E mais recentemente, em setembro 2015, um dos seus ex-aliado, também militar, chegou a fazer um novo golpe, porém felizmente a população animada pela esquerda, conseguiu agir rápido impedindo que mais um militar político tomasse o poder de maneira incorreta.

Portanto, em vista dos últimos levantes do povo em frente aos seus "políticos militares", cremos que um novo tempo de governança pode estar se instaurando nesta nação e esta é a nossa esperança e oração. O nosso desejo como missionário e estrangeiro é que políticos políticos tome as rédeas deste país, mas que tenham um mínimo possível de senso ético, de bons costumes e amor por sua nação.

Sendo assim, no próximo dia 29 de novembro de 2015 uma pequena parte da população terá a oportunidade de eleger o seu representante nacional. Durante os 27 anos do ex-presidente, o senhor Blaise Campaoré, houve "eleições", mas infelizmente apenas uma minoria participou do maior processo democrático de um Estado, que é a eleição. 

Para nosso surpresa e decepção, temos amigos adultos e meninos do futebol que não possuem carteira de identidade, o que é um absurdo. Se muitos não são regularizados com a identidade civil, imaginem se eles possuem título de eleitor? Aqui esta um dos porquês de uma minoria votar! Outra coisa, durante um bom tempo a ESQUERDA era fraca e segundo nosso professor de francês, nada que uns sacos de arroz distribuídos em alguns vilarejos não resolvessem a prolongação do mandato do ex-governante que era o responsável pela escolha dos governadores dos estados. Enfim, tudo facilitava a digamos, Ditadura da Democracia ou a Democracia Absolutista. Esta é aquela que compra corruptos e que não dá chances para o outro. Mas, as mudanças estão acontecendo, de modo lento, mas estão e dependente do que ocorrerá nos próximos dias nós teremos mais ou menos uma ideia de como será as próximas páginas do "País dos Homens Íntegros". Oremos por FASO, pois este povo, como todos os demais povos do mundo precisa ser respeitado e valorizado.


24 de nov de 2015

Se VOCÊS Quiserem Eu Lhes Dou".

A Bíblia diz que as crianças são o fruto do ventre, um galardão de Deus para os pais. Mas, há quem não veja e nem conceba desta forma por desconhecer a perspectiva do Criador sobre um casal. Biblicamente os filhos são prolongamento de seus genitores, mas lamentavelmente em muitos corações africanos os filhos são apenas mais um na casa, assim como o gato, as galinhas e os cachorros, tamanha é a ausência de afeto e cuidados que estes pequenos não recebem. 

Por sermos estrangeiros já nos ocorreu quatro episódios de pais quererem doar seus filhos, sem contar os casos de crianças que se ofereceram para vir morar conosco. Uma irmã  da igreja chegou a pedir permissão ao seu irmão mais velho para doar o seu filho, pensando que aceitaríamos, mas para desagrado dela dissemos não, e tempos depois não a vimos mais na nossa igreja. Outra situação, o pai de um dos garotos do Garçons d'Or disse: "Como trabalho na capital eu gostaria de deixar o meu filho sobre os teus cuidados e você pode fazer o que quiser dele". Estávamos num vilarejo e o pai de um garoto soltou: "Se você quiser ele para ti eu te dou e você pode levá-lo para o Brasil". Recentemente uma jovem teve filho, o pai da criança não lhe assumiu como mulher e a moça falou: "Se vocês quiserem eu lhes dou". 

Num primeiro instante estas condutas nos fazem concluir que o desespero é que é responsável por tais condutas, mas isto não é verídico. Existirá a ignorância no controle da natalidade, mas também há o fator da irresponsabilidade, do descaso, do desamor e do oportunismo em desejarem se livrar daqueles que não pediram para nascer e nós em todas as ocasiões fomos contundentes lançando sobre eles a devida responsabilidade acrescendo aos mesmos que eles deveriam pensar com outra cabeça antes de conceberem os seus filhos.  

Estávamos num hospital visitando uma conhecida e nisto brincamos com ela dizendo para fechar a fábrica, pois quatro já é o bastante e nisto um senhor muçulmano nos ouviu e quis nos contrariar argumentando, "mas porque isso, eu tive dez"! Nisto lhe retruquei: "Bem se for para ter dez e cuidar deles parabéns, agora se é para abandoná-los na rua isto é uma vergonha. Pensar com a cabeça debaixo é fácil, o negócio é ter compromisso na criação, não lançando apenas sobre a mulher ou sobre os outros o dever que é do casal. Após minha fala, este senhor se calou, fechou a cara e não falou mais nada. Infelizmente em Burkina não são apenas os GARIBOUS que sofrem, mas muitos filhos que não sabem o que é amor e cuidado dos pais.



"O MOUTON, o Porco e o Peixe"!

Burkina é um país predominantemente islâmico, o que fará com que boa parte do povo valorize mais a carne de cabrito (Em frances MOUTON e se ler "muton") do que a carne bovina. Devido as suas crenças, a carne de porco é rejeitada, pois o profeta deles proibiu a sua consumação. Não temos como afirmar, mas tudo nos leva a sustentar que esta interdição se deu com a influência judaica na Arábia ao observarem os rituais de purificação da Lei de Moisés. Portanto, assim como o peixe é a principal "carne" na páscoa para os católicos, o cabrito será o animal mais apreciado pelos muçulmanos na TABASKI, que é a festa do cordeiro no Mundo Árabe. Logicamente que este "gosto" e outras posições doutrinárias provocará implicações religiosas no islã em detrimento dos cristãos. Em resumo a situação seria assim: Eles tem uma língua, um animal, um deus, um profeta, uma fé, um modo de rezar e rituais sagrados a serem cumpridos e nesta cosmovisão, nós cristãos seremos conceituados como infiéis, impuros, imorais, idólatras, profanos e que não oramos. Graças a Deus que em Cristo não estamos limitados a nenhum bicho, estilo de oração, ponto geográfico, dialeto, vestes, denominação, anjo e muito menos à profetas de nenhuma paróquia, porque as Escrituras são suficientes como base para o fundamento da nossa fé. Só o Senhor é Deus, o resto é balela e baal (1 Reis 18.21).  




A Água em Burkina

A falta de água dentro das casas é um outro problema social em Burkina. E isto faz com que diariamente pessoas caminhem muito em busca da fonte mineral mais importante. Se água que uma das coisas mais básica que uma sociedade deve usufruir, imagem direitos como educação, trabalho, saneamento e saúde? Um tonel desse de água custa um determinada valor. Aqui é "muito caro" para o povo colocar água dentro de casa. Em muitos vilarejos pessoas sofrem por conta da escassez e da distancia deste mineral que se encontra embaixo da terra, mas que o homem explora fazendo dessa estratificação uma fonte de renda.



A Escola Teológica das Ass. de Deus em Burkina

Apesar dos problemas existentes no contexto eclesiástico, o Espírito Santo nunca deixou de agir no seio da Senhora Eleita e aqui em Burkina Faso nós podemos ver um dos cumprimentos de Sua ação. A cada ano a Escola Teológica das Assembleia de Deus em Banankeledaga - Bobo Dioulasso tem formado vários pastores ao ministério. Essa obra foi um dos legados deixado pelos missionários suecos que passaram por esta nação. Louvamos ao Senhor, pois ainda há homens que trabalha seguindo uma ordem natural para ampliação do reino. Primeiro temos que detectar quem é vocacionado no CORPO (nem todos que vem ao templo, farão o trabalho do templo); depois separá-los para lhes qualificar ou capacitar e a seguir enviá-los ao campo e não retê-lo para ser mais um vivendo de títulos e sem fazer nada.




23 de nov de 2015

O FROMAGER

De acordo com o nosso professor de francês, onde tem árvores como ou o Baobab haverá um vilarejo. Estas obras prima de Deus, chamadas de FROMAGER tal como a Baobab são tidas como sagradas pelo povo da aldeia. Os animistas poderão fazer invocações ou usar suas cascas para fazerem bebidas alucinógenas. Enfim, há rituais e crenças em torno destas plantas.


Os Túmulos Na Religião Islâmica.

Como os muçulmanos não creem em Jesus, eles não usarão a cruz em seus túmulos, mas sim a lua. Não sabemos nos outros países, mas aqui em Burkina, no dia do enterro as mulheres não poderão participar. A única semelhança nestas imagens com o contento ocidental é a ideia dos jazigos como lugar para "guardar e velar" os corpos dos parentes.



As Crianças Cançam e Comem Lagartixas

De vez em quando encontramos um grupinho de meninos caçando lagartixa para comerem. Essa prática pode ser concebida como distração, gosto e também necessidade. Como nunca vimos um adulto realizando essa caça, parece que é mais as crianças que se aventuram nesta "distração que sacia a fome". No Brasil nós dizemos: "Se não tem TU, vai TU mesmo"! Ou seja, se não temos opções, usamos o que temos.




A Mendicância em Burkina

Não é apenas os GARIBOUS que mendigam, infelizmente a miséria produz cenas tristes de serem vistas e estas imagens são mostras do que acontece no centro e em muitas esquinas comerciais de Burkina Faso. Orem por esta situação deplorável.


Quem é o Teu MARABOU?

O fatalismo atrelado a cegueira espiritual gera sérios problemas existenciais na vida de muitas pessoas e em Burkina não é diferente. Um dos rapazes que trabalha conosco no Garçons d'Or disse que em boa parte dos clubes locais, quando um jogador se destaca com a sua técnica e habilidade, os demais se aproximam querendo saber quem é o seu MARABOU. A falta de confiança, de valor próprio e altruísmo e tanta que eles não conceberão, a princípio, a ideia de que a desenvoltura e o dinamismo do colega é algo intrínseco e de ordem natural, mas decorrente de algum feitiço. O que se percebe é que a vida e a mentalidade deles é tão arraigada em feitiços e encantação que eles não se veem realizando proezas sem a ajuda de um espírito. Outro dia estávamos numa igreja e um facilitador pontuou: "Porque os brancos são melhor do que nós"? Vários entre eles começaram a pontuar os porquês e quando chegou a nossa vez dissemos: "Mas, quem foi que disse que os brancos são melhores que os negros"? Quem foi que disse que a cor negra é sinal de maldição"? Falamos muita coisa e uma delas foi pontuar que um dos grandes problemas é que muitos querem vencer e se sobressair, mas sem esforço, estudo e transpiração. Enfim, só Deus por meio do Evangelho para quebrar estes sofismas mentais, mas isto poderá ser lento, porque muitos se escondem no analfabetismo e na falta de leitura bíblica vivendo na dependência de profetas (Abaixo estou com um Marabou). A Bíblia nos revela um Deus poderoso e vivo e quando o Espírito Santo verdadeiramente se apodera do homem, há transformação e torna tal como ELE é dinâmico assim seremos nós. O segredo é vida com DEUS na palavra e não encantações e iguarias de profetas e marabous. Eu quero é DEUS!



Template Rounders modificado por ::Blogger'SPhera::
| 2008 |